Confraternização da firma, com os amigos e o tão aguardado Réveillon! Com várias festas no fim de ano, regadas a comidas e bebidas, é comum a ocorrência de ressaca e disfunções alimentares. O excesso de álcool misturado a comidas mais gordurosas podem transformar a festa em uma experiência desagradável no dia seguinte. Listamos sete dicas para driblar os desconfortos da ressaca:

 1) Hidratação: Hidrate o corpo com água, sucos naturais (de 2 a 3 litros/dia) ou bebidas isotônicas para compensar a desidratação causada pelo álcool

2) Beba com moderação e de estômago cheio: coma antes do primeiro drinque e continue beliscando as comidas durante a noite. Segundo os especialistas, a comida no estômago retarda o esvaziamento gástrico e ajuda a reduzir os sintomas da ressaca.

3) Refeições leves: evite frituras e alimentos ricos em gorduras; prefira carnes magras. Opte por refeições leves e de fácil digestão para ajudar na recuperação do sistema digestivo.

4) Evitar cafeína em excesso: o excesso de cafeína pode piorar a desidratação. Consuma com moderação.

5) Descanso: permita que o corpo descanse para facilitar a recuperação completa.

6) Atenção aos sinais do corpo: se os sintomas persistirem ou se agravarem, procure ajuda médica.

7) Pratique atividade física: principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física.

A médica clínica geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE/HSLZ), Dra. Isadora Maques, também comenta algumas medidas que devem ser adotadas para manter a saúde em alta nesse período.

Para quem abusar da comida numa confraternização ou na ceia, ela recomenda que no dia seguinte a pessoa faça uma caminhada leve sem exageros, coma saladas, frutas e aposte em refeições bem leves para compensar o exagero do dia anterior e evitar má digestão.

A médica também alerta para o perigo da automedicação, que nunca deve ser feita. “Caso a pessoa sinta algum mal-estar ou sintomas de infecção, fraqueza ou algo diferente; jamais deve se auto medicar, pois pode piorar o quadro. O certo é procurar um médico, ir em uma emergência para receber as melhores orientações e ficar bem” finaliza Dra. Isadora.

 

 

 

 

 

Tags: dicas para curar ressaca, festas de fim de ano, hidratação, ressaca