Cientistas lançam app para incentivar consumo de frutas e vegetais

Um aplicativo desenvolvido pela Universidade de Bournemouth (Inglaterra), pode ajudar a monitorar seu consumo diário de frutas e vegetais. Chamado de SMART 5-A-Day, o programa está disponível apenas para dispositivos Android.

A boa alimentação é um fator crucial para a prevenção de doenças e manutenção da nossa saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma boa alimentação deve contemplar ao menos 400g de frutas, verduras e hortaliças ao dia.

Pensando nisso, pesquisadores ingleses desenvolveram um aplicativo que ajuda monitorar o consumo diários de frutas, verduras, saladas e bebidas do usuário.

Com base nas recomendações inglesas de saúde, que preconizam ao menos 5 porções diárias de 80 gramas, o SMART 5-A-Day permite o registro e o acompanhamento do consumo de desses alimentos.

De acordo com pesquisa publicada na revista científica Journal of Medical Internet Research, os usuários do aplicativo apresentaram uma discreta melhora no consumo de frutas, vegetais e hortaliças.

Ter consciência a alimentação é a chave para melhorar a relação das pessoas com a comida, de acordo com os pesquisadores.Fonte:  Shutterstock 

Os pesquisadores inferem que o aplicativo pode ajudar a melhorar a consciência das pessoas sobre sua alimentação, observando se dentro de sua dieta há o consumo de alimentos saudáveis.

O aplicativo é manual, ou seja, o usuário deve registrar seu consumo. A interface é amigável e simples, e não permite o registro de alimentos não recomendados para alimentação constante, como tubérculos.

A interface é simples e indica o quanto da meta diária foi atingida. Há também histórico, no qual fica registrado o desenvolvimento alimentar.Fonte:  Reprodução Universidade de Bournemouth 

Apesar de ser uma excelente ferramenta, podem existir alguns impasses para sua utilização, como: o registro manual da alimentação e a disponibilidade apenas em inglês.

Esses fatores podem gerar algumas dificuldades para os usuários, como por exemplo, a diferença de alimentos disponíveis na cartela do aplicativo, ou ainda esquecer de realizar o registro.

Mas caso esqueça, há possibilidade de alterar o histórico do SMART 5-A-Day incluindo os itens consumidos, mesmo que seja em um dia posterior.

O aplicativo está em constante desenvolvimento, e os pesquisadores esperam que esta seja uma ferramenta útil para o monitoramento da alimentação, melhorando a saúde dos usuários e prevenindo doenças.

Com informações do site TecMundo

Tags: app, cientistas, frutas e vegetais