7 dicas para um carnaval mais saudável

O carnaval é sinônimo de muita festa, sol, calor e é preciso ter uma preocupação extra com a alimentação. Fazer refeições leves e manter uma boa hidratação durante as festas carnavalesca é indispensável para manutenção física e mental.

Para deixar o carnaval mais saudável, a nutricionista Luciângela Aguiar sugeriu 7 dicas:

Dica 1

• Para garantir energia e disposição, invista em alimentos com fonte de carboidratos como arroz integral, macarrão integral, mandioca e batata doce.

Dica 2

• Comece o dia incluindo no café da manhã boas fontes de carboidratos, proteína ( pão integral, cuscuz, ovos, queijos brancos) e frutas ( melancia, melão, mamão).

Dica 3

• Evite frituras, alimentos gordurosos, pois além de serem de difíceis digestão, podem causar azia e enjoos.

Dica 4

• Se for beber, é fundamental intercalar o consumo com água, já que a bebida alcoólica desidrata. A água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais.

Dica 5

• Fuja dos longos períodos de jejum, o ideal é fazer três refeições principais : café da manhã, almoço e jantar e pequenos lanches nos intervalos .

Dica 6

• Ficar horas sem se alimentar pode gerar tonturas, dor de cabeça, mal estar em geral sintomas relacionados à hipoglicemia .

Dica 7

• Os lanches intermediários devem ser nutritivos e prático: sanduiche natural, iogurte natural, frutas, oleaginosas.

“Para comer em lugares no qual os alimentos ficam expostos ao calor e poeira, é necessário observar como acontece a conservação e o preparo dos alimentos. Observar também a higiene do vendedor e do estabelecimento”, afirma a nutricionista Luciângela Aguiar.

Tags: alimentos saudaveis, bem-estar, carnaval, Maranhão, nutrição, nutricionista Luciângela Aguiar, São Luís