As chuvas abaixo da média no Brasil foram um fator decisivo para o aumento tarifário.
-fevereiro 2, 2026
As chuvas abaixo da média no Brasil foram um fator decisivo para o aumento tarifário.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que no mês de agosto haverá um aumento nas contas de energia pelo território brasileiro devido ao acionamento da bandeira tarifaria vermelha, no maior patamar, o 2. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (25), relatando que os brasileiros terão um custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com a Aneel, a decisão ocorreu após o cenário de chuvas da média por todo o Brasil, o que reduziu a geração hidrelétrica.
“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, disse à agência.
Em maio deste ano, a Aneel acionou a bandeira amarela por conta do baixo volume de chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. Além disso, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.
Desde o final de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.