De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Ienildes Costa, a situação é preocupante.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Ienildes Costa, a situação é preocupante.
Atualmente, o banco coleta cerca de 2 litros de leite por dia, mas precisa de pelo menos 5 litros diários para atender à demanda de bebês prematuros internados na UTI Neonatal, que dependem exclusivamente do leite materno para uma alimentação segura e saudável.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Ienildes Costa, a situação é preocupante.
“Estamos operando no limite, por isso é necessário captar mais doações. A alimentação saudável dos bebês depende do leite materno, que é considerado o padrão ouro da nutrição infantil. Sem ele, teremos que complementar com fórmula láctea. É fundamental mantermos um estoque suficiente para atender todos os prematuros”, destacou.
O leite coletado passa por triagem, pasteurização e análise laboratorial antes de ser distribuído aos recém-nascidos, garantindo total segurança alimentar.
O Banco de Leite da MACMA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís. Toda mulher que amamenta pode se tornar doadora. A equipe fornece frascos esterilizados para armazenamento e realiza coletas domiciliares semanais, oferecendo suporte completo às mães.
A nova estrutura do Banco de Leite, recentemente inaugurada, triplicou a capacidade de processamento e conta com salas específicas para coleta, pasteurização, higienização e atendimento às lactantes.
Entre janeiro e setembro de 2025, o Banco de Leite Humano da MACMA registrou 1.255 visitas domiciliares, 922 doadoras cadastradas, 1.135 litros de leite coletados e 833,8 litros distribuídos, além de 8.439 atendimentos individuais realizados.
As interessadas em doar leite materno ou frascos de vidro (como os de café solúvel) podem entrar em contato pelos telefones ou WhatsApp (98) 99213-6886, (98) 3245-3457 ou (98) 3245-2757. A equipe agenda uma visita domiciliar para orientar sobre higienização, massagem, extração e esterilização do leite e dos frascos.
A população em geral também pode contribuir com a doação de frascos de vidro pequenos ou médios, essenciais para o armazenamento do leite destinado aos bebês da UTI Neonatal. As entregas podem ser feitas diretamente na MACMA ou mediante agendamento.