O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, aumentar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 1 ponto percentual. Com isso, a taxa subiu para 14,25% ao ano.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A decisão foi tomada devido à alta nos preços dos alimentos e da energia, além das incertezas na economia global. O Copom destacou que fatores externos, como a política comercial do Brasil e as decisões do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA), geram preocupações.
A inflação no país continua elevada, segundo o Copom, principalmente no setor de serviços. Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, ficou em 1,48%. No acumulado de 12 meses, o índice chegou a 4,87%, ultrapassando o teto da meta de inflação estabelecida para o ano passado.
Com a mudança para o modelo de meta contínua de inflação, o Banco Central passará a analisar a inflação acumulada nos últimos 12 meses de forma mensal, sem esperar o fechamento do ano. A meta para 2025 é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
As previsões do mercado financeiro indicam que a inflação pode fechar o ano em 5,66%, segundo o boletim Focus do Banco Central. A próxima atualização oficial sobre a inflação será divulgada no fim de março.
Fonte: Agência Brasil