Conquista promete ser histórica: Bahia busca se isolar como maior campeão da Lampions e Confiança quer título inédito para o futebol sergipano.
Conquista promete ser histórica: Bahia busca se isolar como maior campeão da Lampions e Confiança quer título inédito para o futebol sergipano.
Nesta semana, duas tradicionais camisas do futebol brasileiro fazem um confronto decisivo valendo título. Bahia e Confiança se enfrentam em duas partidas que consagrarão o campeão da Copa do Nordeste 2025. A TV Difusora transmite o duelo inaugural nesta quarta-feira (3), às 21h30.
A conquista será histórica para quem quer que seja o vencedor. Isso porque o Bahia chegaria ao quinto título da Copa do Nordeste, ultrapassando o grande rival Vitória e se tornando isoladamente o maior campeão do torneio. Já o Confiança, pela primeira vez na final, tem a chance de erguer uma taça inédita para todo o futebol sergipano.
As equipes chegam para o embate em bom momento na temporada, apesar de frustrações recentes. O Bahia é o atual quarto colocado do Brasileirão e vem mostrando a cada exibição que vai lutar até o final pela vaga na segunda disputa consecutiva da Copa Libertadores. Contudo, no último domingo (31), o Esquadrão de Aço levou um duro golpe ao perder de 5 a 1 para o Mirassol no interior de São Paulo.

Já o Confiança vem de 5 vitórias nos últimos 6 jogos, mas amargou a nona colocação da Série C do Campeonato Brasileiro e ficou fora da zona de classificação para a fase decisiva da disputa pelo acesso por apenas um ponto. Com isso, o Dragão encerrará a temporada após a final da Copa do Nordeste e busca alegrar o torcedor com o segundo título em 2025 após a conquista do Campeonato Sergipano.
Em meio à Data Fifa, o Bahia não contará com o meia Jean Lucas, convocado para a Seleção Brasileira. Outro nome fora da final pelo lado tricolor é o lateral Santiago Arias, que está com a delegação da Colômbia para os jogos decisivos para a classificação para a Copa do Mundo do ano que vem.
Além dos desfalques, o Bahia vive uma temporada de grande desgaste. Por estar envolvido em duas copas (do Brasil e do Nordeste) e ter disputado a Pré-Libertadores, além do Brasileirão e do estadual, o Esquadrão de Aço é um dos times que mais jogos fez no ano entre todas as divisões nacionais. Somente no primeiro semestre, foram 44 partidas, número geralmente alcançado por clubes europeus somente após uma temporada completa.

Com essas questões, o Confiança tem a expectativa de superar as diferenças de investimento entre os elencos. A primeira partida, que será em Aracaju, promete ter casa cheia e apoio do começo ao fim da torcida azulina. Uma das grandes esperanças está nos pés de Neto Oliveira, artilheiro do Dragão com 16 gols na temporada, incluindo os dois da vitória por 2 a 0 contra o Bahia na fase de grupos da “Lampions”.
A promessa é de dois jogos históricos e recheados de emoção. O grande campeão Bahia e o desafiante Confiança darão o pontapé inicial da final da Copa do Nordeste nesta quarta, às 21h30, no Estádio Batistão, com transmissão da TV Difusora.