O governador Carlos Brandão, acompanhado da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, prestigiou a solenidade de abertura da edição 2025 do Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão, realizada nos dias 15 e 16, no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís. A competição contou com a participação de mais de 100 equipes de escolas públicas e privadas, incluindo instituições de ensino maranhenses.
- Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.
Robótica como ferramenta de aprendizado
Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou a importância da robótica como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes da rede pública. “A robótica é uma ferramenta de inteligência e aprendizagem. Nos últimos anos, os estudantes maranhenses têm se destacado em competições internacionais, representando o estado em feiras de robótica em países como a Alemanha. Em 2024, o Maranhão sediou o maior evento de robótica do mundo, com diversas premiações para nossos estudantes. Portanto, apoiar eventos como o Torneio Sesi é a prova de que investir na educação é uma forma de transformar o futuro dos jovens”, afirmou.
Sobre o Torneio Sesi de Robótica
Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Sistema Fiema, com o apoio de parceiros como o Sebrae e o Governo do Maranhão, o Torneio Sesi de Robótica é o maior torneio regional de robótica do Brasil. A competição é aberta ao público em geral, incluindo empreendedores, estudantes, escolas e acadêmicos.
Neste ano, o evento reúne 102 equipes de escolas públicas e privadas de 10 estados e diversos municípios maranhenses, competindo na Modalidade FLL (First Lego League). Outras 20 equipes participam da Modalidade F1 in Schools. Os desafios de robótica são centrados no tema global Submerged, que incentiva soluções para problemas ambientais, como poluição marinha e preservação de habitats oceânicos.
Estados participantes
Além do Maranhão, confirmaram presença no torneio equipes dos estados do Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe e Tocantins.