O prefeito eleito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes (PP), foi solto na manhã desta terça-feira (17), após cumprir três dias de prisão temporária. O parlamentar se entregou à Polícia Federal (PF) no domingo (15), depois de ser considerado foragido da Justiça.
Ary Menezes é um dos alvos da operação “Cangaço Eleitoral” da PF, que visa desarticular um esquema de compra de votos e lavagem de dinheiro no Maranhão. O prefeito estava detido desde domingo (15), quando se entregou às autoridades.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A soltura de Menezes ocorreu no dia da diplomação dos eleitos em Nova Olinda, e ele foi recepcionado pela esposa ao sair da prisão, conforme mostram vídeos que circulam nas redes sociais.
Operação Cangaço Eleitoral
A operação da PF foi deflagrada na quinta-feira (12). A ação cumpriu quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão em Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís.
De acordo com as investigações, o grupo atuava em favor de um candidato a prefeito, praticando extorsão qualificada e outras ameaças. Eleitores relataram que o grupo o ameaçaram com armas de fogo, caso mudassem sua posição política ou apoiassem adversários.
A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar a extensão dos crimes e os envolvidos no esquema.