Medida tomada após uma avaliação de risco da agência, que identificou um número significativo de efeitos indesejáveis
Medida tomada após uma avaliação de risco da agência, que identificou um número significativo de efeitos indesejáveis
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A decisão foi publicada na Resolução-RE nº 1.158, de 26 de março de 2025, divulgada nesta quinta-feira (27).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A medida foi tomada após uma avaliação de risco da agência, que identificou um número significativo de efeitos indesejáveis relacionados ao uso do produto, incluindo:
• Lesões bucais
• Sensação de queimação ou ardência
• Inflamação gengival
• Edema labial (inchaço nos lábios)
• Dificuldades para se alimentar e se comunicar
O problema foi identificado na nova formulação do creme dental, lançada no Brasil em julho de 2024, que contém a substância fluoreto de estanho.
A interdição é temporária e tem validade de 90 dias, período no qual o produto não pode ser consumido ou comercializado. A Anvisa continuará investigando para confirmar se o creme dental representa um risco à saúde.
A agência reforça que apenas a variante Clean Mint do Colgate Total está interditada. Outras versões do produto continuam liberadas para venda.
Quem tiver o produto em casa pode verificar se ele faz parte da interdição. Caso tenha a embalagem de cartolina, basta conferir no rótulo se o número do processo da Anvisa é 25351.159395/2024-82. Se tiver apenas a bisnaga, é preciso checar se a fórmula contém fluoreto de estanho.
A Anvisa recomenda que os consumidores não utilizem o produto até o fim das investigações.
Pessoas que tiveram efeitos colaterais ao usar o creme dental devem relatar o caso à Anvisa por meio dos canais oficiais de notificação da agência. A colaboração dos consumidores é fundamental para identificar riscos e adotar medidas preventivas.
Fonte: Agência GOV.BR