Os novos índices entram em vigor a partir da próxima quinta-feira (28) e impactam cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.
-dezembro 17, 2025
Os novos índices entram em vigor a partir da próxima quinta-feira (28) e impactam cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em reunião pública da diretoria colegiada realizada nesta terça-feira (26), a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Equatorial Maranhão. Os novos índices entram em vigor a partir da próxima quinta-feira (28) e impactam cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.
De acordo com a decisão, os percentuais médios de reajuste para os consumidores serão os seguintes:
Segundo a ANEEL, o processo tarifário foi impactado por fatores como custos com distribuição, transporte e aquisição de energia elétrica, além da remuneração dos investimentos da distribuidora e do pagamento de encargos setoriais que subsidiam políticas públicas no setor elétrico.
Antes da decisão, segundo a Aneel, a revisão passou por Consulta Pública (CP 023/2025), aberta entre 28 de maio e 11 de julho. A agência recebeu contribuições por e-mail, além de realizar uma Audiência Pública em 12 de junho, em São Luís, na Reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão.
A ANEEL destacou que a Revisão Tarifária Periódica (RTP) ocorre a cada cinco anos e segue metodologia diferente do reajuste tarifário anual, que considera apenas a atualização de custos. No processo de RTP, são reavaliados também os parâmetros de eficiência e a remuneração da distribuidora.