Nomeação só será possível após a alteração na Lei Orgânica de São Luís
Nomeação só será possível após a alteração na Lei Orgânica de São Luís
O vereador de São Luís, André Campos, confirmou nesta segunda-feira (1º) que vai assumir a presidência da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), órgão do Governo do Maranhão. A declaração foi dada em entrevista ao comentarista político do Grupo Difusora, John Cutrim. Com a mudança, o suplente Anderson Borges ocupará a vaga na Câmara Municipal.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A nomeação só será possível após a alteração na Lei Orgânica de São Luís, aprovada pelos vereadores em duas votações. A mudança permite que parlamentares municipais possam se licenciar para assumir a presidência de autarquias estaduais – algo que antes não era permitido.
Segundo André Campos, a atualização da lei era necessária para adequar o texto à Constituição Estadual, que já autoriza deputados estaduais a exercerem esse tipo de função sem perder o mandato.
“A lei orgânica não permitia que o vereador assumisse a presidência de autarquia. Com a mudança, atualizamos o texto para que acompanhasse a Constituição do Estado. Essa alteração também abre portas para outros vereadores que futuramente sejam convidados a assumir novas missões no governo”, explicou.
O vereador afirmou que recebeu o convite do governador Carlos Brandão com surpresa e que encara a função como um grande desafio.
“É uma honra. Não esperava o convite, mas desafios nos fortalecem. A AGEM atua diretamente na região metropolitana e São Luís continuará sendo prioridade”, disse.
Ele destacou ainda que sua atuação à frente da agência deve fortalecer obras e ações do governo na Grande Ilha.
André Campos, atualmente filiado ao PP, comentou sobre sua relação histórica com o MDB, partido do qual se afastou nas eleições municipais de 2024, quando a direção municipal decidiu apoiar o então candidato Eduardo Braide.
Segundo ele, o MDB continua sendo “uma casa” para possíveis retornos, mas reforçou que tem sido bem acolhido pelo PP.
Campos também analisou a força do grupo político do governador Carlos Brandão para as eleições de 2026.
“O governador tem mostrado capacidade política e administrativa. Consegue dialogar com todos. Acredito que ele está formando uma grande aliança para 2026”, declarou.
Questionado sobre disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, André Campos negou que já tivesse lançado pré-candidatura e afirmou que o foco agora será exclusivo na AGEM.
“Enquanto estiver na presidência da AGEM, minha dedicação será total ao órgão e ao governo do Estado. O futuro deixo nas mãos de Deus”, concluiu.