Agora, a AHA orienta que o socorro comece com pancadas nas costas
-dezembro 21, 2025
Agora, a AHA orienta que o socorro comece com pancadas nas costas
A American Heart Association (AHA), instituição responsável por definir protocolos de primeiros socorros seguidos mundialmente, anunciou novas diretrizes sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. As atualizações, divulgadas em outubro, trazem mudanças importantes na forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês e crianças quanto em adultos conscientes.
📱Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Antes, o protocolo indicava que a pessoa deveria iniciar o socorro com compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich. Agora, a AHA orienta que o socorro comece com pancadas nas costas — uma mudança que busca tornar o atendimento mais eficaz e seguro.
O novo protocolo recomenda alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito com a base da palma da mão, até que o objeto seja expulso ou o bebê perca a consciência.
Antes de iniciar o procedimento, é essencial confirmar se o bebê realmente está engasgado — ou seja, se não consegue tossir, chorar, respirar, muda de cor ou fica molinho.
O bebê deve ser colocado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Depois, aplicar cinco pancadas firmes entre as escápulas (nas costas). Em seguida, virá-lo de barriga para cima e realizar cinco compressões no centro do peito.
Nas crianças acima de um ano e nos adultos, a recomendação é verificar se há obstrução total das vias aéreas, com ausência de tosse, som ou respiração.
Após confirmar, deve-se dar cinco pancadas firmes nas costas, com o calcanhar da mão, enquanto a vítima se inclina levemente para frente.
Se a pessoa perder a consciência, deve ser deitada e devem ser iniciadas as compressões torácicas no ritmo da reanimação cardiopulmonar (RCP) tradicional, de 100 a 120 por minuto.
A entidade também reforça a importância de a população buscar treinamento em RCP e primeiros socorros, para agir corretamente em situações de emergência.
As novas diretrizes serão publicadas nos periódicos Circulation, da American Heart Association, e Pediatrics, da American Academy of Pediatrics.