A atividade é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em alusão ao dezembro vermelho.
A atividade é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em alusão ao dezembro vermelho.
A “Ação Resgate”, realizada nesta quarta-feira (4) na Praça do Mercado Central, em São Luís, realizou uma série de serviços de saúde gratuitos com foco especial na população em situação de rua.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo levar assistência médica e serviços preventivos a quem mais precisa. A ação inclui os frequentadores do mercado e as pessoas em situação de vulnerabilidade, em alusão ao Dezembro Vermelho.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas, distribuição de preservativos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
A ação também disponibiliza atendimentos de enfermagem, apoio psicológico e vacinação, assim como distribuição de caldo de ovos para a população em situação de rua.

Marcelo Costa, diretor do CAPS AD estadual, destacou a importância da ação. Ele ressaltou que a iniciativa visa alcançar uma parcela da população que muitas vezes fica excluída dos serviços públicos de saúde.
“É uma população que realmente fica ausente dos serviços públicos de saúde e que a gente estende o braço do governo para que cheguem até elas, atinjam até elas, fazendo uma orientação em prevenção,”.
Além disso, o Dezembro Vermelho contará com um webinar sobre o contexto atual do HIV e Aids no Maranhão, na quinta-feira (5), e mais uma ação no Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi) na sexta-feira (6).