Peças produzidas por mulheres da periferia serão apresentadas em desfile na Praça João Lisboa, durante a Feirinha São Luís, no próximo domingo (14).
-dezembro 4, 2025
Peças produzidas por mulheres da periferia serão apresentadas em desfile na Praça João Lisboa, durante a Feirinha São Luís, no próximo domingo (14).
São Luís e sua relação histórica com o reggae são fontes frequentes de inspiração para artistas das mais diferentes manifestações. No próximo domingo (14), a “Jamaica Brasileira” ganhará uma novidade que homenageia o ritmo e seus fãs: a coleção “a moda que veste o reggae: identidade e resistência”. O projeto será apresentado em um desfile na Praça João Lisboa, durante a Feirinha São Luís, às 11h.
A coleção é promovida pelo coletivo cultural Art’Manas, formado por quatro irmãs. Ao longo dos últimos 14 anos, Assunção, Rejane, Francisca e Silvia realizam um sonho que nasceu do quintal da casa dos pais, onde começaram a costurar. Desde então, se consolidaram como referência em moda autoral maranhense, em uma união de arte, empreendedorismo e impacto social.
O projeto iniciou com oficinas de costura criativa para mulheres da periferia e resultou em dez modelo completos, incluindo roupas e acessórios. O desfile de apresentação ocorrerá em palco a céu aberto com modelos maranhenses na passarela.
A proposta do coletivo é que as peças produzidas vão além da função de vestir. Por meio da estética inspirada na sonoridade do reggae, na cultura popular maranhense e na ancestralidade afro-brasileira, a nova coleção representa um manifesto de pertencimento, resistência e valorização da negritude.
Recentemente, na última sexta-feira (5) o Art’Manas presenteou com um kit original do coletivo o cantor Julian Marley, filho de Bob Marley, que se apresentou na noite do reggae nas comemorações do aniversário de São Luís, na Cidade da Alegria. O músico ganhou camisa, toalha e caneca personalizados com a imagem do pai. Outras personalidades já vestiram as produções do Art‘Manas anteriormente, como Alcione e o cantor jamaicano Kenyatta Hill.





