Uma clínica localizada no bairro do Renascença em São Luís foi parcialmente interditada na manhã desta sexta-feira (26), após passar por uma inspeção do Ministério Público do estado do Maranhão.
Segundo a Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, o ambiente da clínica não apresentava condições adequadas de funcionamento, o que levou ao fechamento de alguns setores da área hospitalar, enquanto consultórios e atendimento ambulatorial seguem funcionando normalmente.
A vistoria aconteceu após algumas denúncias recebidas pelo MP e contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) e do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA).
Segundo a promotora Lítia Cavalcante, na farmácia central do estabelecimento havia medicamentos vencidos, e mofo no centro cirúrgico e na UTI neonatal, onde também havia sinais de abandono e materiais fora do prazo de validade.
Ainda de acordo com a promotora, o Corpo de Bombeiros também identificou problemas na rota de fuga da unidade, o que reforçou a necessidade da decisão de interdição parcial da clínica.
Do lado de fora da clínica, a fiscalização encontrou acúmulo de lixo hospitalar infectante. Segundo a promotora, o espaço já havia sido notificado anteriormente sobre esse problema, mas não adotou providências cabíveis.
A área ambulatorial do espaço, no entanto, não foi interditada e segue funcionando normalmente. Segundo Líia Cavalcante, não foram encontrados problemas nesse setor, e os consultórios também seguem funcionando.
