Um assalto a ônibus registrado nesta segunda-feira (22) e que terminou em acidente na Avenida dos Africanos voltou a acender o alerta sobre a segurança no transporte coletivo de São Luís. O caso foi destaque em uma reportagem do Bandeira 2, da TV Difusora, que ouviu passageiros e mostrou a preocupação de quem utiliza os ônibus diariamente.
No Terminal da Praia Grande, um dos mais movimentados da capital, a sensação de insegurança faz parte da rotina de muitos usuários. Durante o dia, o fluxo intenso de passageiros transmite uma sensação maior de tranquilidade. Mas, à medida que a noite chega, o cenário muda.
Segundo passageiros ouvidos pela reportagem, a redução do movimento e a percepção de menor presença de agentes de segurança aumentam o medo de assaltos.
“Depende do horário. Quando vai ficando mais à noite, a carga de efetivo policial e da guarda diminui bastante. Aí fica meio ruim, porque ele fica mais vazio. É perigoso ficar sozinha no terminal”, relatou um usuário que preferiu não se identificar.
No fim da tarde, o terminal continua cheio. Pessoas chegam de diferentes bairros, trocam de ônibus e seguem para casa. Em meio à movimentação, muitos adotam medidas de precaução, mantendo bolsas próximas ao corpo e atenção constante ao redor.
Para outra passageira, a preocupação começa ainda no início da noite. “A partir de umas 8 horas já começa a ficar chato a gente ficar aqui”, afirmou.
Além da espera dentro do terminal, passageiros também apontam preocupação com alguns trechos percorridos pelos coletivos, especialmente em áreas consideradas mais vulneráveis à ação de criminosos.
“A insegurança é tremenda. A gente passa por isso diariamente, principalmente naquele trajeto da Avenida dos Africanos. É um local muito escuro à noite e com várias rotas de fuga para eles”, disse outra usuária.
Após acompanhar a movimentação no Terminal da Praia Grande por várias horas, a reportagem constatou que a preocupação com a segurança acompanha os passageiros desde a espera nas plataformas até o percurso realizado pelas ruas da capital.
O assalto registrado nesta semana reforçou um problema que, segundo os usuários do transporte público, continua fazendo parte da rotina de quem depende dos ônibus para se deslocar em São Luís.
A equipe do Portal Difusora News entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e aguarda retorno sobre o assunto.

