Em sua terceira edição, o evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho e reunirá artistas maranhenses e convidados que representam diferentes expressões da música negra. Um dos destaques será a apresentação da cantora Sandra de Sá, sobe ao palco no segundo dia do evento.
A terceira edição do Festival AYÓ será realizada nos dias 30 e 31 de julho, na Praça das Mercês, em São Luís. Com entrada gratuita, o evento reunirá artistas, grupos culturais, empreendedores e o público em uma programação voltada à valorização da cultura negra maranhense e afro-brasileira.
Criado para promover o encontro entre artistas negros de diferentes gerações, o AYÓ tem como proposta fortalecer os vínculos entre música, identidade, memória, afetos e experiências que compõem a cultura negra no Maranhão.

Foto: Divulgação
Antes do evento principal, o projeto levará atividades a escolas públicas da capital maranhense. No dia 23 de junho, estudantes da Unidade Integrada Severiano de Sousa, no bairro Anjo da Guarda, participarão da oficina Sotaque de Zabumba, ministrada por Tayna Redondo, integrante do grupo Zabumbeiras MA. Já no dia 25, a Unidade de Educação Básica (UEB) Ministro Henrique de La Rocque, na Vila Embratel, receberá a oficina Sotaque de Matraca – Pandeirão, conduzida pelo percussionista Kayk Ferreira.
A programação musical do festival reunirá artistas maranhenses e convidados que representam diferentes expressões da música negra. Um dos destaques será a apresentação da cantora Sandra de Sá, que sobe ao palco no segundo dia do evento em um show especial que celebra sua trajetória marcada pela resistência, pela representatividade e pela valorização da identidade negra.
Além dos shows, o festival contará com uma Feira Afro, espaço dedicado à moda, ao artesanato, ao design autoral, à gastronomia e a iniciativas ligadas à tradição e à economia criativa negra.
