Moradores de São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do vale receberam a mensagem de teste.
-dezembro 14, 2025
Moradores de São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do vale receberam a mensagem de teste.
Na tarde deste sábado (14), por volta das 16h11, moradores de quatro municípios maranhenses receberam em seus aparelhos celulares uma mensagem e alertas sonoros como parte dos testes do sistema Defesa Civil Alerta, que também foi testado em outros 32 municípios da Região Nordeste. O objetivo da ferramenta é prevenir vítimas em áreas de risco de fenômenos naturais como tempestades, enchentes e ventanias.
No Maranhão, moradores de São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do vale receberam a mensagem de teste. O caráter alarmante da mensagem e dos efeitos sonoros acabaram assustando parte da população, ainda que a Defesa Civil já tivesse orientado previamente sobre a demonstração.

A novidade em relação ao sistema atual, que envia SMS ou mensagens no WhatsApp, é que o alerta se sobrepõe ao conteúdo exibido no celular, e o som toca mesmo em aparelhos no modo silencioso. Segundo a Defesa Civil, recebem a notificação celulares fabricados a partir de 2020 conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio. A iniciativa já está em funcionamento em estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A notificação inicialmente estava prevista para ser emitida às 15h, ou seja, houve atraso de pouco mais de uma hora. O Portal Difusora News tentou contato com a Defesa Civil para saber o motivo do atraso e se isso não representa um risco ao funcionamento do sistema, mas ainda não obteve retorno do órgão.