Galão de água por R$ 55: crise após desabamento de ponte

A suspensão do abastecimento de água em Imperatriz após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Maranhão e Tocantins, no último domingo (22), gerou uma corrida aos supermercados e comércios da região.

Com isso, o preço do galão disparou, causando indignação e mobilizando o Procon para investigar práticas abusivas no comércio local. O galão de água chegou a ser comercializado por R$ 55 por unidade.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

Nas redes sociais, vídeos mostram filas extensas em estabelecimentos, com moradores tentando garantir o abastecimento básico. Muitos relatam preocupação com a possível demora na normalização da distribuição de água na cidade.

A Caema anunciou a interrupção temporária da captação e do tratamento de água após a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão confirmar a contaminação do Rio Tocantins por substâncias tóxicas transportadas por um caminhão.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor declarou que está acompanhando a situação. O Procon poderá multar, advertir ou até suspender as atividades de supermercados e revendedores caso se confirme abuso nos preços, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Momento do desabamento

O vereador Elias Júnior registrou a tragédia enquanto filmava a estrutura danificada da ponte, quando o colapso aconteceu. No vídeo, o parlamentar alerta sobre rachaduras antes da estrutura ruir, causando a queda de veículos no Rio Tocantins. A contaminação gerada pelo acidente é um dos desafios para as equipes que trabalham na retomada dos serviços essenciais.

Tags: Maranhão, Ponte de Estreito, Procon-MA, tocantins