Uma pessoa é presa durante operação contra garimpo ilegal no Maranhão

Uma pessoa foi presa em flagrante nesta quarta-feira (11) durante uma operação conjunta da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) contra o garimpo ilegal nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp

A operação, chamada de “Fractal”, contou com o apoio da Coordenação do Comando de Aviação Operacional, do grupo de Bombas e Explosivos, do Centro Tático Aéreo e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Com o auxílio de drones de longo alcance e geotecnologia, as equipes localizaram máquinas, motores e petrechos escondidos na vegetação, utilizados para a extração ilegal de ouro.

Os equipamentos foram inutilizados no local, uma medida amparada pelo Decreto Federal nº 6.514/2008, que autoriza a destruição de instrumentos usados em infrações ambientais para prevenir novos crimes e minimizar riscos ao meio ambiente. Armas de fogo e munições também foram apreendidas.

Áreas degradadas e impactos ambientais

As ações se concentraram em pontos como o garimpo do Cedral, garimpo do Monte Árido e garimpo do Pica Pau, conhecidos por suas crateras visíveis do alto, que evidenciam a degradação ambiental causada pela prática ilegal. As atividades clandestinas são classificadas como crimes de usurpação mineral e crime ambiental.

Origem do nome “Operação Fractal”

O nome da operação faz referência às formações geométricas vistas nas áreas degradadas pelos garimpos, que se assemelham a fractais.

Tags: garimpo ilegal, operação, polícia federal