Semana Nacional do Doador de Sangue é iniciada com ação no Hemomar, em São Luís

O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), marcou o início da Semana Nacional do Doador de Sangue, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, com uma ação no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís.

Com o tema “Todos juntos salvando vidas”, as atividades da semana seguem até 29 de novembro, em virtude de fortalecer a cultura da doação espontânea de sangue.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

No Maranhão, a Rede Estadual de Hemonúcleos é composta por um Hemocentro Coordenador, em São Luís, além disso, oito Hemonúcleos em Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó, Santa Inês e Bacabal.

A ação visa valorizar os doadores voluntários e sensibilizar a população para aumentar o número de doações.

Situação crítica de estoque

A diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, alertou para a situação crítica do estoque de bolsas de sangue. Segundo ela, atualmente, a unidade coleta entre 150 e 160 bolsas de sangue por dia, mas o número ideal para garantir o funcionamento seguro do Hemomar é de 300 bolsas diárias.

“Nosso estoque está em estado crítico. Para manter a unidade funcionando de forma segura, precisamos de 300 bolsas de sangue coletadas por dia”, destacou.

Testemunhos de doadores

Paulo Roberto Pinto, de 57 anos, é doador de sangue há mais de 20 anos e já realizou 40 doações. Ele compartilhou que a motivação para continuar doando vem da certeza de estar salvando vidas.

“É um gesto humanitário, um gesto de amor. Só de saber que você vai salvar quatro vidas com uma doação, isso nos motiva a continuar”, afirmou.

Elizabete Moreira, 31 anos, funcionária de uma indústria de refrigerantes, também é doadora há cinco anos. Ela afirmou que se sente satisfeita ao saber que sua doação pode ajudar alguém em necessidade.

“Doar sangue é uma forma de ajudar o próximo. O sentimento de saber que estou ajudando é muito satisfatório”, disse.

Quem pode doar sangue?

Para se tornar um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos.

Pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde, alimentado e descansado.

Jovens entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Os agentes impedem de doar por seis meses quem tem tatuagens ou piercings.

Além disso, não é permitido doar sangue se a pessoa tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.

Sendo necessário também apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Tags: bolsas de sangue, doação de sangue, hemomar