Um homem de 23 anos, identificado como Wanderley Marcos dos Santos, morreu após ser baleado por um guarda municipal na madrugada desta sexta-feira (22), no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), ele estaria vandalizando a unidade de saúde e ameaçando pacientes e profissionais. A vítima estaria em surto psicótico.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.
A Guarda Municipal foi acionada para conter Wanderley, e durante a abordagem, um dos agentes disparou contra sua perna. Apesar de receber atendimento médico imediato, ele não resistiu aos ferimentos.
A SEMUSC informou que o guarda envolvido foi afastado das funções. O caso está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), que aguarda o resultado dos exames periciais para começar a ouvir testemunhas.
Histórico de casos semelhantes
A morte de Wanderley Marcos é mais um caso em uma sequência de episódios envolvendo pessoas em surto psicótico no Maranhão. Em outubro, dois outros homens com transtornos mentais também foram mortos, levantando preocupações sobre o manejo inadequado dessas situações por parte das autoridades.
Repercussão
A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão, Derliane Sousa, criticou a abordagem e destacou a falta de preparo das forças de segurança para lidar com ocorrências envolvendo pessoas em surto psicótico.
“Não é um caso isolado, essas situações vêm se repetindo com frequência. É urgente que as autoridades capacitem as instituições para abordar pessoas em crises psicóticas, evitando tragédias como esta”, afirmou Sousa.
Tags: guarda municipal, São Luís, surto psicótico