Os alunos da Escola da Guarda Municipal de São José de Ribamar foram selecionados para participar da Mostra Nacional de Robótica 2024, que ocorrerá de 11 a 17 de novembro.
Representando o Maranhão, os alunos formam a equipe “Robotics Dragons”. Eles embarcaram para Goiânia, onde participarão do evento.
Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A equipe apresentará o artigo “Oficinas de Robótica para os Alunos da Rede Pública de São José de Ribamar”.
O artigo aborda principalmente a integração da robótica nas escolas públicas de São José de Ribamar, promovendo oficinas lideradas pelos próprios alunos capacitados pelo Serviço Social da Indústria e pelo Instituto Federal do Maranhão.
A equipe também desenvolveu o “CleanBot”, um robô inovador projetado para auxiliar os profissionais de limpeza da escola em tarefas como:
- Recolher copos, papéis, embalagens;
- Passar esponjas em superfícies.
Os alunos vão apresentar o robô como resultado das oficinas realizadas na escola, pensado pelos alunos para auxiliar as “tias da limpeza”.
A participação dos alunos na Mostra Nacional simboliza um avanço no ensino da robótica, despertando o interesse pela tecnologia e a conscientização ambiental nos alunos.
Além disso, o robótica 2024 incentiva a inovação, criando soluções para o dia a dia, uma oportunidade para novas experiências, conta a aluna Adria Tayse.
O robótica 2024 é um dos maiores eventos da américa latina, através dele iremos ter acesso e conhecer o nível de aplicação da robótica de outros estados e países. Além de programar robôs, o processo de criação também é um grande aprendizado pois essa área eleva a eficiência e oportunidade educacionais. Será uma experiência inesquecível porque irá ampliar nossas vivências acadêmicas, culturais e científicas.
Outra aluna destaca que espera explorar diferentes forma de utilizar a robótica, uma vez que ela pode estar presentes em diferentes espaços.
Esperamos aprender sobre os diferentes tipos de competições e modalidades da Robótica e explorar como essa tecnologia moldará nosso futuro em diversas áreas, desde o mercado de trabalho até nossas interações diárias, disse a aluna Thavyne Samylle.