O Maranhão registrou 1.842 casos de acidentes com escorpiões entre janeiro e outubro deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).
Ainda conforme a secretaria, o município com maior incidência de casos é Coelho Neto, que teve 229 casos nos dez primeiros meses de 2024.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Confira abaixo outros nove municípios que lideram os registros de acidentes com escorpiões no ano:
Balsas: 156 casos
Caxias: 137 casos
Coroatá: 72 casos
Duque Bacelar: 61 casos
Barra do Corda: 42 casos
Buriti Bravo: 41 casos
Fortaleza dos Nogueiras: 38 casos
Grajaú: 37 casos
Codó: 36 casos
Ao todo, o estado teve 2.213 casos do chamado acidente escorpiônico em 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns entre as vítimas são dor (85,69% dos casos), edema ou inchaço causado pelo acúmulo de líquidos (64,55%) e equimose ou sangramento no tecido subcutâneo (10,9%).
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de letalidade por picada de escorpião aumenta à medida que o tempo decorrido desde o acidente é maior.
Em pacientes atendidos entre uma e doze horas após a picada, a taxa fica abaixo de 10%. Já em grupos atendidos 24 horas ou mais após serem picados, o índice sobe para quase 40%.
Dessa forma, ao ser picado por um escorpião, é importante procurar atendimento médico com agilidade, por meio de ida à emergência ou ligação para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).