O Ministério da Educação (MEC) implementará uma prova unificada para auxiliar estados e municípios na seleção de professores para escolas públicas em todo o Brasil.
A adesão ao concurso unificado será opcional para os estados e municípios. Atualmente, cada ente federativo organiza suas próprias seleções de professores.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Apelidado de “Enem dos Professores,” o exame integra um conjunto de ações para valorizar os profissionais da educação básica no país. Entre as iniciativas, o programa “Pé-de-Meia” também oferecerá bolsas para estudantes de licenciatura, incentivando a formação de novos professores.
Essas medidas estão previstas para serem anunciadas pelo governo em novembro, conforme antecipou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante o encontro do G20 em Fortaleza.
O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, afirmou que a criação de uma seleção unificada atende a uma demanda de estados e municípios:
explicou o secretário.
“A seleção de professores é um gargalo no país atualmente. Há um aumento no número de professores temporários em várias regiões,”
Barchini acrescentou que os entes federativos terão autonomia para definir como usar o exame desenvolvido pelo MEC, podendo optar por continuar com seus próprios concursos.
Tags: Concurso, Educação, enem dos professores, prova