Atrações culturais e gastronomia marcam a 55ª Festa da Juçara em São Luís

Já diz a toada tradicional do bumba meu boi: “…E todo ano, a grande Festa da Juçara, no mês de outubro, no Maracanã…”.

Um dos eventos mais tradicionais do estado, a Festa da Juçara atrai todos os anos um grande público apaixonado por juçara. Gente como a dona de casa Elizangela Garcês, que não deixa de ir até o local com a família.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.

“É maravilhoso estar aqui nesse ambiente aconchegante, familiar, onde a gente pode comer juçara fresquinha, da boa. E é muito importante manter essa Festa da Juçara, porque ela é parte da nossa tradição e precisa se perpetuar para sempre”, disse Elizangela Garcês.

A estudante Laís Galvão foi pela primeira vez à Festa da Juçara em 2023, e gostou tanto que voltou em 2024, levando a família.

“A segunda vez que estou aqui na Festa da Juçara. Esse ano vim trazendo a minha avó e o meu namorado. Ele ainda não conhecia. Sou apaixonada por juçara, então, não poderia perder essa festa”

A 55ª Festa da Juçara começou no dia 20 e vai até 10 de novembro, com programação sempre aos domingos, das 12h às 23h.

O evento reconhecido nacionalmente acontece no Parque da Juçara Rosa Mochel, bairro Maracanã, zona rural de São Luís.

O objetivo é valorizar a produção da juçara e seus subprodutos, além de preservar a cultura local por meio dos saberes tradicionais.

Atrações culturais

Segundo a organização da Festa, além da culinária típica, os visitantes podem desfrutar de apresentações culturais, música ao vivo, artesanato local e um ambiente natural.

“Com o crescimento da festa, nossos juçarais não conseguem suprir a demanda, por isso, a gente conta com a produção de outras comunidades de São Luís e demais cidades do estado. Com isso fortalecemos a produção desse fruto que é a cara do Maranhão e da nossa cultura popular, já que temos toda uma programação artística como parte da festa”, informou Mayara Marques, organizadora da festa.

Neste segundo domingo de evento, a programação na Arena Rosa Mochel contou com a participação dos grupos Raiz Tribal, Cacuriá da Vila Goreth, Resenha do Poder, DJ Pedro Sobrinho, Quadrilha Junina Clarear, bem como Boi de Axixá. Além disso, na Praça de Alimentação Dona Cotinha, quem fez a festa foram as cantoras Fabiana Alves e Iara Costa.

Festa da Juçara

A Festa da Juçara foi idealizada em 1969, pela professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma Rosa Mochel (1919-1985). Ela possuía um sítio no Maracanã, onde morava com Dona Cotinha, que chegou à comunidade vinda de Rosário aos 16 anos.

Além da tradição e da cultura com a valorização dos produtores, a Festa da Juçara fomenta o turismo e a economia local, com a geração de renda para a comunidade do Maracanã.

A festa visa valorizar a produção da Juçara, preservar a cultura e aumentar a renda dos moradores através da comercialização da fruta típica do Maracanã.

O Parque da Juçara Rosa Mochel abriga 70 associados e 52 barracas, sendo 33 padronizadas, onde se comercializa juçara, comidas típicas, lanches e bebidas na Arena e Praça de Alimentação.

Tags: Festa da Juçara, maracanã, Maranhão, São Luís