A historiadora Tertuliana Lustosa se pronunciou na manhã desta sexta-feira (18) após receber críticas por uma performance sensual durante evento realizado na UFMA.
A professora participava da mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades” enquanto palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política — GAEP.
Durante um momento de fala, ela, que também é cantora, levantou da cadeira e passou a performar de maneira sensual uma de suas músicas.
Mestranda em Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tertuliana foi alvo de críticas nas redes sociais, após repercussão do vídeo de sua performance.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Em suas redes sociais, a educadora mostrou insatisfação com a percepção negativa do episódio.
“Vou enfrentar todos esses preconceitos, todo esse povo antiquado que infelizmente não faz o menor exercício de análise de pensar ‘poxa, se ela dançasse assim, com essa roupa, desse jeito, em um palco, por que isso não causaria tanto espanto?’, provocou.
Além disso, a palestrante revelou cansaço em relação às críticas aos seus métodos.
“Cansei de sofrer, cansei de nota (de esclarecimento), de diminuírem o conhecimento da oralidade. Então a pedagogia que proponho é essa”, completou.
O que diz a UFMA
Em nota, a Universidade Federal do Maranhão se pronunciou sobre o episódio.
A instituição afirma que a universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo.
Além disso, ressalta que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia.
Contudo, a UFMA diz, também, que não compactua com quaisquer tipos de ações que desrespeitem os valores e princípios basilares da instituição.
Por fim, informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.