No dia em que se comemora o ‘Consumo Consciente’, um levantamento revela que o Maranhão poderia atender mais de 1 milhão de habitantes se cumprisse a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Segundo o estudo “Perdas de Água 2024 (SNIS 2022)” do Instituto Trata Brasil, os desperdícios podem ocorrer de diversas maneiras, como em vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados.
O consumo exagerado da água impacta negativamente também à receita, aos custos de produção das empresas, prejudicando assim todos os usuários.
O especialista em sustentabilidade e ativista socioambiental Denison Ferreira, fala como evitar o desperdício do maior bem essencial do planeta, a água.
explica.
Pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes impactos na busca de um consumo mais consciente,
Dentre as medidas apontadas estão:
- Fechar a torneira quando não estiver utilizando;
- Não passar horas no banho;
- Reutilizar água sempre que for possível;
- Usar água da lavagem de roupa para a descarga.
Denison reflete que as grandes indústrias de consumo também são responsáveis pelo desperdício, mas a população pode tomar medidas para gerar benefícios a longo prazo.
pontua.
A água é um recurso finito, e ter responsabilidade no seu uso é garantir sua disponibilidade para todos nós, principalmente, nesse cenário onde as mudanças climáticas são evidentes,
O especialista finaliza apontando que apesar da parcela de consumo da população não se comparar com os grandes consumidores como a agricultura, a população na totalidade detém essa responsabilidade enquanto sociedade.
Tags: água potável, meio ambiente, Ministério do Meio Ambiente