Entre julho e agosto, o Maranhão registrou aumento de mais de 20% na área com seca. As informações são do mapa mais recente do Monitor de Secas, publicado nesta sexta-feira (11).
De acordo com a ferramenta, a área com seca no estado passou de 73% para 98% entre os dois meses verificados.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Ainda segundo o Monitor de Secas, esta é a maior área com seca no território maranhense desde janeiro de 2018, quando foi registrado seca em 100% do estado.
Além disso, o Maranhão teve o maior percentual de área com seca entre todos os nove estados do Nordeste.
Severidade da seca
Entre julho e agosto, a intensidade do fenômeno aumentou de 6% para 12% de seca moderada no estado, após cinco meses de estabilidade.
Conforme o levantamento do Monitor de Secas, é a condição mais severa no território maranhense desde fevereiro de 2024, quando houve seca moderada em 21% do estado.
Monitor de Secas
O Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo.
De acordo com a ferramenta, os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.
Ademais, a o Monitor de Secas, vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca.
Ela pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.
Tags: levantamento, Maranhão, meio ambiente, seca