João Carlos (PP) lidera todos os cenários da corrida eleitoral em Buriticupu

Uma pesquisa do Instituto Estratégia Pesquisa de Opinião (EPO), divulgado nesta quinta-feira (26), mostra João Carlos (PP) liderando a corrida eleitoral pela Prefeitura de Buriticupu.

Contratado pela Rádio e TV Difusora, o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-09923/2024.

A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas no período entre 21 a 25 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,27% para mais ou para menos, assim como o nível de confiança estimado é de 95%.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp

Conforme o EPO, no cenário estimulado, quando apresentam os nomes dos candidatos, o candidato à reeleição lidera com 57,9% das intenções de voto.

Já em segundo lugar, o candidato Arnoldo (PDT) tem 34%; Dr. Freitas (PMB) aparece com 1,9% na terceira posição.

Ademais, 1,5% disseram não votar em nenhum deles, branco ou nulo; outros 4,7% disseram não saber ou não quiseram responder.

Espontâneo

No cenário espontâneo, quando não apresentam os nomes dos candidatos, João Carlos (PP) também aparece na liderança com 54,2%.

Arnoldo (PDT) segue em segundo lugar, com 30,7%, seguido de Dr. Freitas (PMB) que tem 0,9% da preferência do eleitorado.

Os eleitores que disseram que não votam em nenhum dos candidatos, branco ou nulo representa 1,1% dos entrevistados.

Ademais, os que não sabem ou não responderam representam 13,1% dos entrevistados.

Votos válidos

O levantamento do Instituto EPO mostra também o cenário considerando apenas os votos válidos. Neste panorama, João Carlos (PP) amplia a vantagem e aparece com 61,7%, seguido por Arnoldo (PDT) com 36,2% e Dr. Freitas (PMB) tem 2,1%.

Os votos válidos são destinados para candidatos (nominais) ou para um determinado partido (legendas). São esses votos que definem o resultado da eleição.

Os votos em branco ou nulos não fazem parte do universo dos votos válidos, pois a comissão eleitoral os exclui da contagem final da eleição.

Avaliação

O Instituto EPO também levantou a avaliação do atual prefeito.

Neste cenário, 69,3% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 27,7% desaprovam.

Além disso, as pessoas ouvidas que não souberam ou não quiseram responder somam 3,1%.

Tags: Buriticupu, eleições, Maranhão, Pesquisa EPO