Pesquisa aponta Didi Moita à frente na disputa eleitoral em Lago dos Rodrigues

Uma nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada nesta quinta-feira (19) e mostra o candidato Didi Moita na liderança da disputa eleitoral em Lago dos Rodrigues.

A pesquisa contratada pela Rádio e TV Difusora tem registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-07640/2024, e entrevistou 300 pessoas entre 29 e 30 de agosto.

Segundo dados do instituto Prever Pesquisas, a margem de erro é para mais ou para menos de 5,6%, e apresenta nível de confiança de 95%.

Cenário espontâneo

Conforme o levantamento, no cenário espontâneo, o candidato Didi Moita (PSB) lidera com 50% das intenções de voto. Em segundo lugar, Valdemar da Serraria (MDB) com 40%.

Além disso, apenas 1% dos eleitores entrevistados votariam nulo, enquanto 9% não sabe ou não responderam à pesquisa.

Cenário estimulado

Já no cenário estimulado, quando o instituto apresenta os nomes dos candidatos ao eleitor, Didi Moita tem 53,7% das intenções contra 44,3% de Valdemar da Serraria.

Ademais, nesse cenário, 0,7% disseram que votarão em nenhum ou nulo, enquanto 1,3% não souberam ou não quiseram responder.

Expectativa de vitória

O Instituto Prever também simulou um segundo cenário, perguntando em quem o eleitor acredita que vencerá a eleição para prefeito, independente de voto ou preferência.

Nessa simulação, Didi Moita aparece com 44,0% dos votos, enquanto Valdemar da Serraria, por pouco empata com 43,7%.

Dos eleitores entrevistados, 11,6% não sabem ou não quiseram responder.

Outros cenários

O levantamento também perguntou aos eleitores sobre a certeza de voto nos dois candidatos. Em relação a Didi Moita, 48,3% dos entrevistados disse que votaria nele com certeza.

Em contrapartida, 16,7% responderam que poderiam votar, enquanto 32,7% não votariam e 2,3% não sabem ou não quiseram responder.

Na sequência, a respeito do candidato Valdemar da Serraria, 44,0% dos eleitores votariam com certeza, 9,0% poderiam votar e 46,3% não votariam.

Os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam somam 0,7%.