Com 29 assassinatos, agosto é o mês mais violento de 2024 na Grande Ilha

Ao longo dos 31 dias do mês de agosto, um total de 29 mortes violentas foram registrados na Grande São Luís. O número faz com que agosto seja, agora, o mês mais violento de 2024.  

Antes de agosto, o mês de abri foi mais violento, como 27 pessoas assassinadas. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Na soma dos primeiros oito meses do ano, acumulou um total de 174 mortes violentas. Ou seja, um aumento de mais de 10% em comparação ao mesmo período em 2023, quando 158 crimes violentos letais intencionais (CVLI) ocorreram.

O CVLI é a soma dos crimes de homicídio, roubo seguido de morte, assim como lesão corporal seguido de morte.

Mortes violentas de janeiro a agosto deste ano:

São Luís – 128

São José de Ribamar – 31

Paço do Lumiar – 13

Raposa – 2

No entanto, o mês de agosto do ano passado teve a mesma quantidade de pessoas assassinadas deste ano: 27 vítimas.

Mobilização do estado

A frequente ocorrência de mortes violentas mobiliza as forças de segurança do estado contra grupos criminosos, visando a redução dos índices de violência na Grande São Luís.

O foco da operação é coibir crimes violentos letais, como homicídios, bem como outras ações criminosas que afetam a segurança dos moradores.

Ou seja, as ações aconteceram após vários homicídios ocorrerem na cidade. Sete assassinatos acabaram sendo registrados na Grande Ilha em um intervalo de sete dias.

Cronologia dos crimes

30 de agosto – “Tribunal do crime” mata homem a tiros na Mauro Fecury 2

26 de agosto — Jovem morre com um tiro na nuca na Vila Embratel.

24 de agosto — Três homens morrem a tiros por faccionados no bairro Kiola, em São José de Ribamar.

21 de agosto — Dois homens da mesma família morreram nas mãos de faccionados no Residencial Nova Vida, na Zona Rural de São Luís.

20 de agosto — Bandidos invadem residência e matam jovem a tiros, enquanto ele dormia. Crime aconteceu na Vila Magril.

19 de agosto — Jovem sofre ataque de faccionados, tenta fugir, mas morre baleado. Os criminosos estavam parando moradores do São Raimundo em busca de faccionados rivais.

18 de agosto — Homem é executado e tem corpo desovado em um bueiro na Rua José Paulo da Silva, no São Raimundo, bairro de São José de Ribamar.

17 de agosto — Dois homens morrem a tiros no Coroadinho: Maximiliano Alves Sousa, no Alto do São Sebastião e Ismael Pereira, na Rua Nossa Senhora do Carmo, também no Coroadinho.

Tags: Maranhão, Polícia Civil, São Luís, violência