A cidade de Imperatriz alcançou a marca de 92 homicídios no ano de 2024. Os dados são da Delegacia de Homicídios do município.
Além disso, a maioria das vítimas é de jovens negros da periferia de faixa etária entre 19 e 39 anos e com baixa escolaridade.
Conforme o especialista em segurança pública Paulo Henrique, uma série de fatores explica o alto nível de violência registrado.
De acordo com ele, a guerra de facções que toma palco na região da segunda maior cidade do Maranhão é uma das principais causas dos assassinatos.
“Há facções tanto vindas da capital como de outros estados e da própria região de Imperatriz que disputam pelo controle do tráfico de drogas”, afirmou Paulo Henrique.
Ainda segundo o especialista, outras razões fundamentais para o alto número de mortes violentas intencionais estão relacionadas aos conflitos agrários da região.
“O alto índice de assassinatos de lideranças camponesas, indígenas, quilombolas e ativistas de direitos humanos também entra nessa conta, além da letalidade policial”, concluiu.
Último caso
O homicídio de número 90 em Imperatriz no ano ocorreu na madrugada da última sexta-feira (30). Um homem foi assassinado a tiros no Parque Ayrton Senna.
A polícia divulgou o nome da vítima apenas como Márcio. Ele também era conhecido pelo apelido de “Marcinho”.
Márcio levou tiros na cabeça e não resistiu aos ferimentos.
Tags: dados, Homícidio, imperatriz, segurança pública