Rosa Maria Duarte Veloso, professora de Biologia no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, em Pastos Bons, conquistou o 1º lugar no Prêmio MapBiomas.
A docente maranhense alcançou a posição na categoria Aplicações em Escolas da Educação Básica.
A categoria avalia iniciativas que utilizem dados obtidos através do Google Earth Engine para revelar as transformações do território brasileiro através do fazer científico.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
O projeto vencedor tem como tema “Mapeamento e classificação dos Olhos d’Água em locais urbanos de Pastos Bons — Maranhão”.
A iniciativa busca contextualizar os descritores de Matemática (D36 e D37) com Biologia, reforçando a habilidade de leitura, interpretação de gráficos e tabelas.
O projeto propõe ainda o debate de temas urgentes como racismo ambiental, bem como justiça climática, microplásticos na natureza, doenças veiculadas pela água, mudanças climáticas.
Assim como também reflete sobre diversidade socioambiental, alfabetização em futuros, identidade e territórios, memória e resistência; destacando-se por sua inovação e impacto no município.
Prêmio MapBiomas
Em sua 6ª edição, o Prêmio MapBiomas é um importante instrumento de fomento de práticas pedagógicas inovadoras e integradas com a realidade ambiental do Brasil.
Esse estímulo é fundamental para as escolas desenvolverem metodologias que aliem o conhecimento teórico com a prática e possibilitem a análise crítica do ambiente.
De acordo com a professora Rosa Maria, no contexto de Pastos Bons, as nascentes, conhecidas como os olhos d’água, desempenham uma importante função na dinâmica da natureza.
“A água é um recurso natural valioso e muito importante para a preservação da vegetação ciliar, sobretudo nessa região de Cerrado”, enfatizou.
O projeto
O projeto utilizou imagens de satélite e dados geoespaciais da plataforma MapBiomas Brazil Collection 8 para mapear e classificar os olhos d’água presentes em áreas urbanas.
Além disso, a pesquisa verificou a presença de pasto e o impacto das queimadas na cobertura do solo no município de Pastos Bons.
O trabalho visou ainda identificar e catalogar essas fontes de água, e avaliar seu estado de conservação e as possíveis ameaças a que estão sujeitas.
A abordagem envolveu a análise de imagens de satélite que detectou corpos d’água e a aplicação de técnicas de geoprocessamento para classificar e monitorar as mudanças ao longo do tempo.
A equipe identificou focos de desmatamento, queimadas, compactação do solo, lixo ao ar livre, nascentes com a presença de ferrobactérias ou super exploradas pela comunidade.
Os estudantes participaram ativamente do projeto e as famílias também foram envolvidas durante o trabalho de campo.
Foram realizadas atividades práticas como a coleta de dados, a análise de imagens e a elaboração de mapas relatórios sobre o impacto ambiental a situação de cada olhos d’água avaliados.