Os usuários do aplicativo Pardal, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já efetuaram 55 denúncias de possíveis crimes eleitorais no Maranhão durante a campanha para cargos municipais em 2024.
A plataforma possibilita aos eleitores o registro de denúncias à Justiça Eleitoral e Ministério Público sobre possíveis crimes eleitorais. Além disso, por meio do aplicativo, o usuário também pode acompanhar as denúncias que fizer.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez municípios maranhenses registraram denúncias, entre eles São Luís. Veja a lista:
Bom Jesus das Selvas: 18
Timon: 9
São Luís: 7
Maracaçumé: 6
Paço do Lumiar: 4
Pinheiro: 4
Dom Pedro: 3
Itapecuru Mirim: 2
Santa Inês: 1
Araioses: 1
Assim, de acordo com as estatísticas, 23 denúncias foram contra candidatos a vereadores, e, por outro lado, 16 foram contra candidatos a prefeitos. (os dados foram contabilizados até as 12h desta terça-feira)
Confira a tabela:
Serviço Pardal Móvel
O aplicativo é aprimorado a cada pleito. Neste ano, a novidade é a possibilidade de denunciar irregularidades nas campanhas eleitorais na internet, por meio do serviço “Pardal Móvel”.
Para os cidadãos terem acesso ao app, devem acessar as lojas de aplicativos, pois a versão atualizada só pode ser baixada nesse programa.
Ferramenta – Pardal Móvel
Pardal Web
Pardal ADM
As denúncias são realizadas na página inicial do aplicativo, porém o usuário precisa autenticar-se por meio do login da conta “Gov.br” ou do “e-Título”.
Para fazer as denúncias, a ferramenta solicita que o denunciante envie fotos, vídeos ou áudios, bem como relatos de propagandas irregulares.
Tags: eleições 2024, Maranhão, TSE