A etapa final dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e do os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJems) iniciam neste sábado (10) e vão até o dia 2 de setembro.
Nesta edição de 2024, 126 municípios foram inscritos, as cidades de Conceição do Lago-Açu, Mata Roma, Santana do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Satubinha vão participar do JEMs pela primeira vez.
Ao todo, são 20 modalidades de disputas individuais, cinco coletivas e outras 16 para pessoas com deficiência. Dentre as novidades, está o retorno do beach soccer e também a competição experimental da capoeira.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
O primeiro bloco das competições é dedicado para as modalidades coletivas para crianças de 12 a 14 anos (infantil). Em seguida, no dia 18 a 23 de agosto, acontecem as disputas dos jovens de 15 a 17 anos (infanto) com o beach soccer, basquete, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística e rítmica.
De 26 a 28, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, badminton (12 a 14 anos), capoeira, natação, tênis de mesa (12 a 14 anos), tênis de mesa em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo, xadrez (12 a 14 anos) e judô.
No último bloco, acontece o atletismo (15 a 17 anos), atletismo + 18 ParaJEMs, badminton (15 a 17 anos), halterofilismo, karatê, parabadminton, skate, taekwondo, tênis de mesa (14 a 17 anos), wrestling e vôlei de praia.
Jogos da Juventude e JEBs
Os campeões do Jems, na categoria infanto, representam o estado do Maranhão nos Jogos da Juventude que acontecem de 13 a 28 de novembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
Enquanto isso, os campeões da categoria infantil disputam os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), de 20 de setembro a 2 de outubro, em Recife, Pernambuco.