A Câmara Municipal de São Luís, cassou, nesta sexta-feira (9), o mandato do vereador Domingos Paz (DC) por quebra de decoro parlamentar. Ele é suspeito de crimes sexuais contra várias mulheres. É a primeira vez que o parlamento municipal de São Luís cassa um vereador de mandato por quebra de decoro.
Pouco antes do início da votação do processo de cassação, Domingos Paz ainda encaminhou pedido de renúncia do mandato de vereador. A mesa diretora da Câmara, entretanto, negou o pedido, uma vez que a solicitação deveria ter sido feita antes do início do processo.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A votação da cassação de Paz foi realizada no último dia do prazo que a comissão processante formada na Câmara Municipal tinha para concluir os trabalhos sobre o caso. Foram 24 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. Faltaram à sessão os vereadores Zeca Medeiros (PDR) e Francisco Chaguinhas (Podemos). Abstiveram-se da votação, os parlamentares Astro de Ogum (PCdoB) e Antônio Garcês (AGIR). A vereadora Silvana Noely não votou porque é autora da denúncia. O presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB) também não votou.
Após a cassação, Paulo Victor, falou sobre a votação e os próximos passos. “Depois de toda a dificuldade de articulação tanto por parte do vererador quanto da parte acusadora, a Câmara entendeu que ele deveria ser cassado e assim foi feito. Agora cabe a mesa diretora encaminhar ao TRE e à Justiça sobre o afastamento do vererador Domingos Paz”, pontuou.
Com a cassação, Domingos Paz fica inelegível pelo período de oito anos. Assume o mandato no lugar dele, o suplente Professor Sá Marques (PSB).
Tags: Câmara Municipal, Cassação, Maranhão, Política, São Luís