Uma onda de assaltos está preocupando os lojistas e moradores de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Nas últimas semanas, foram registrados pelo menos quatro roubos na região comercial do município. Os casos foram registrados em loja de roupa, de calçados, celulares e em uma sorveteria. Segundo informações da polícia, apenas uma das ocorrências foi registrada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
O caso mais recente foi registrado nesta terça-feira (30) em uma sorveteria no bairro Maiobão, onde clientes e funcionários foram surpreendidos por um homem que fez um verdadeiro “raspa” no estabelecimento. Imagens da câmera de segurança da soverteria mostram o momento em que o homem entrou no local e levou a carteira e o celular de um dos clientes na primeira mesa.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Não satisfeito, o criminoso foi até as outras mesas e levou bolsas e celulares das vítimas. Uma mulher, ao perceber a ação do homem, correu para o fundo da loja para escapar do assalto. Ao vê-la saindo, as duas crianças que estavam na mesa com ela saíram logo em seguida. Outra cliente tentou fazer o mesmo, mas foi impedida.
A gerente da sorveteria, Nay Sousa, de 31 anos, disse que o criminoso chegou na loja bastante nervoso e levou todos os pertences dos clientes que estavam à vista ou de fácil acesso.
“Depois, percebemos que parecia ser uma arma de brinquedo, mas ninguém iria arriscar a vida por um objeto. Ele não foi até o caixa, só pegou as coisas dos clientes no início da loja e saiu andando”, relatou Nay.
A gerente expressou preocupação sobre a segurança na área, destacando a falta de vigilância no período noturno. Segundo ela, a ronda policial é vista apenas durante o dia e durante a noite, os policiais apenas passam pela avenida sem permanecer no local. Nay enfatizou que a situação está afetando negativamente os negócios, pois muitas pessoas estão evitando sair à noite por medo de serem assaltadas.
“É só um ladrão que está fazendo isso na avenida toda, e isso prejudica quem está trabalhando. Trabalhamos com medo, entendeu? E assim acabamos perdendo clientes, porque tem gente que fica com medo de andar na rua, até para lanchar ou fazer um passeio com a família”, desabafou.
Nay contou que não registrou o boletim de ocorrência, pois além de não se sentir segura, ela afirma não ver ação do poder público no município. “A cliente chamou o guarda municipal, eu mostrei as imagens da câmera para eles, sobre quem era. Eles disseram, ‘vamos dar uma volta para ver se encontramos alguém.’ Nunca voltaram à loja para informar se encontraram alguma coisa ou não”, reclamou a gerente. Veja as imagens do assalto:
Em nota, o 22º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela cobertura da região, informou que o suspeito já é conhecido pelas práticas criminosas na área e que a polícia está em constantes rondas à procura dele e de outros possíveis criminosos.
A polícia também afirmou que iniciou um reforço no policiamento nas principais avenidas do bairro, onde há maior incidência de ocorrências. A ação inclui barreiras policiais, rondas ostensivas e intensificação das abordagens a pessoas e veículos.
Mais assaltos no Maiobão
Os registros dos assaltos mostram que os criminosos aproveitam os horários com menos movimento de clientes nos estabelecimentos comerciais para agir.
No dia 15 de julho, em uma loja de roupas na Estrada de Ribamar, os suspeitos chegaram e levaram os pertences de uma cliente e das funcionárias. Um deles estava com uma arma de fogo e o outro com uma faca. A dupla levou dois celulares e o dinheiro do caixa.
Sete dias depois, no dia 22, um criminoso fingiu ser cliente em uma loja de acessórios para celulares, demonstrando estar interessado nos serviços do local. Quando anunciou o assalto, trancou as duas atendentes na parte de trás da loja e levou vários produtos, além do dinheiro do caixa.
Já no dia 26, em uma loja de calçados, o suspeito invadiu a loja e levou os celulares das funcionárias e o dinheiro do caixa. Há suspeitas de que o autor seja o mesmo que assaltou a sorveteria, na noite desta terça-feira (30).