A partir da próxima segunda-feira (5), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a ativação do sinal 5G para mais de 506 municípios brasileiros, sendo 217 no Maranhão.
Segundo a Anatel, a liberação não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento dependerá do planejamento individual de cada operadora, aquelas que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação do sinal.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
De acordo com as regras, as empresas têm até julho de 2025 para implantar a conexão nos municípios com mais de 500 mil habitantes e até julho de 2026 para os municípios com mais de 200 mil habitantes.
Quais serão as mudanças?
Em decorrência da transferência para o sinal 5G, as antenas parabólicas tradicionais vão sofrer interferências e podem até perder o sinal de transmissão, por isso, devem ser substituídas o quanto antes pelas novas parabólicas digitais.
Aqueles que ainda possuem as antenas tradicionais podem trocar os equipamentos através do Programa de Distribuição de Kits do Siga Antenado, nome fictício da Entidade Administradora da Faixa (EAF).
Os inscritos no programa social CadÚnico conseguem solicitar o kit gratuito para adaptação do equipamento.
Como adquirir o kit gratuito?
- Acessar o site Siga Antenado (https://prod.sigaantenado.com.br/) e selecionar a aba “distribuição de kits”.
- Informar o CPF do representante familiar, número de telefone, endereço de e-mail válido e o Código de Endereçamento Postal (CEP).
- Ao informar todos os dados, irá aparecer a opção para selecionar o modelo de antena, caso esteja apto a receber o kit, a solicitação será aceita e o órgão responsável entrará em contato para a entrega e instalação da antena.
Tags: anatel, sinal 5G, tecnologia 5G