Duas chuvas de meteoros terão seu ápice na noite desta terça-feira (30). Ativas respectivamente desde os dias 3 e 12 deste mês, as chuvas Alpha Capricornídeos e Delta Aquaridas poderão ser vistas com mais clareza por todo o país.
A Alpha Capricornídeos é descrita por especialistas como um fenômeno de observação mais difícil, apesar de incluir meteoros que aparecem como bolas de fogo brilhantes que deixam clarões em vez de rastros no céu. Durante o ápice da chuva, a previsão aponta uma taxa de 5 meteoros por hora. A recomendação para os espectadores é buscar a direção Leste no céu, onde fica a constelação de Capricórnio.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A Delta Aquaridas, por sua vez, será mais facilmente observada, sobretudo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. O fenômeno deve apresentar uma taxa de 25 meteoros por hora. A dica para uma boa observação é esperar o anoitecer e olhar na direção Leste, onde fica a constelação de Aquário.
Ao portal Difusora News, o físico e coordenador do Planetário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio José Silva Oliveira, contou que a melhor forma de observar é ir para um lugar bastante escuro para a visão se acostumar e, em seguida, observar o fenômeno.
“A melhor forma de observar é sair da luminosidade. Então, você vai para um local bastante escuro, deixa a vista se acostumar de 15 a 30 minutos. E, a partir da aí, se deitar, a qualquer momento. Em qualquer parte da nossa abóboda celeste, no horizonte, você vai poder distinguir as estrelas cadentes”, informou o físico.