O Maranhão e mais oito estados contarão com apoio da Força Nacional para reforçar segurança no dia de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. O certame será realizado no dia 18 de agosto em todo o país.
Além do Maranhão, a Força Nacional vai atuar nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Roraima.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
De acordo com o coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, o esquema de segurança nunca foi interrompido, mesmo com o adiamento da prova por causa das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
“A PRF é responsável pela escolta de todas as provas nas estradas federais. A Força Nacional está trabalhando junto conosco para garantir a segurança e dando um suporte importantíssimo para aplicação da prova no RS e em outros oito estados. Todo o esquema que montamos para aplicação das provas em maio foi mantido e está sendo cada vez mais aprimorado”, garante o representante do MGI.
No Maranhão, mais de 77 mil estão inscritos para realizar as provas do CNU. As provas no estado serão aplicadas na capital São Luís e em mais oito municípios: Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês.
Distribuição das provas
A previsão é que as provas comecem a ser distribuídas no dia 3 de agosto. Durante o intervalo de três meses entre a data inicialmente prevista para o CPNU, 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.
“A partir do próximo dia 3, os cadernos de prova começam, aos poucos, a sair do local onde estão armazenados com a segurança máxima, e vão ser encaminhados para os centros de distribuição dos Correios em cada estado, onde permanecerão por alguns dias. A partir disso, iniciamos o processo de interiorização das provas, conduzindo-as para todas as cidades onde serão aplicadas. Até o dia da prova, elas ficarão guardadas nos Correios e só serão levadas aos locais de prova no dia 18 de agosto”, explica o coordenador-geral de Logística do CPNU.
CNU
Após ser adiado, o Concurso Público Nacional Unificado terá as provas aplicadas no dia 18 de agosto. Em todo o Brasil, mais de 2,1 milhões de candidatos, realizarão as provas do Concurso.
Os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas, permanecem, mas é importante lembrar que em alguns estados existe a diferença de fuso horário, que, no Brasil chega a duas horas de diferença com relação à Brasília. Os horários completos estão disponíveis na página oficial.