Lençóis Maranhenses conquistam título de Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente declarado Patrimônio Natural da Humanidade nesta sexta-feira (26). O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia.

Com esta conquista, o estado chega ao terceiro título mundial reconhecido pela Unesco. Em 1997, o Centro Histórico de São Luís foi incluído no Patrimônio Mundial da Humanidade em razão das suas características urbanas, que remetem ao período colonial português. O Bumba meu boi do Maranhão recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

A decisão do comitê veio após a avaliação de 21 candidaturas de paisagens, destacando a importância e a beleza única da região. Além dos Lençóis Maranhenses, estavam na lista, o deserto de Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, da China; o The Flow Country, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; o Te Henua Enata – Ilhas Marquesas, do Território Ultramarino Francês da Polinésia Francesa; e ainda, a extensão dos Santuários de Aves Migratórias da Costa do Mar Amarelo-Golfo de Bohai da China.

A comitiva brasileira é formada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.

Integram a comitiva também, representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), Ministério do Turismo (MTur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Governo do Maranhão.

Histórico da Candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Mundial

2018
Documentação pronta

Janeiro de 2023

Entrega do Dossiê de Candidatura pela delegação brasileira à Unesco
Presidente Lula apoia Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade e envia carta à UNESCO

Fevereiro de 2023
Governador Carlos Brandão recebe apoio do ex-presidente, José Sarney, para a candidatura

Março de 2023
Governador Carlos Brandão anuncia que a UNESCO aceitou as exigências técnicas

Agosto de 2023
Avaliadores da IUCN realizam visitas técnicas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Setembro de 2023
Estados da “Rota das Emoções” manifestam apoio à candidatura dos Lençóis Maranhenses

Dezembro de 2023
Envio do Relatório com Recomendações Técnicas dos avaliadores à IUCN

Janeiro de 2024
Ministério do Turismo complementa informações à IUCN

Abril de 2024
Setur-MA acompanha o processo de candidatura em visita à sede do Ministério do Turismo em Brasília

Maio de 2024
Relatório final da IUCN é enviado para os Estados-membros do Comitê do Patrimônio Mundial

Junho de 2024
Ministra do Meio Ambiente manifesta apoio à candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Agosto de 2024
Viagem da comitiva brasileira para resultado final da candidatura em Nova Délhi, Índia, durante 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU)

Com os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a ter 24 títulos de Patrimônio Mundial: 15 por razões culturais, oito naturais e um misto.