Mais de 20 mil pés de maconha foram destruídos nos últimos dois dias em uma terra indígena no Maranhão. A ação é resultante da sexta fase da operação Terra Livre, realizada pela Polícia Federal (PF) para combater o plantio irregular de maconha em territórios indígenas.
As plantações destruídas estavam localizadas em uma área de 7.680 m2, na região de Grajaú, município a 569 km de São Luís. A ação foi realizada na quarta-feira (24) e nesta quinta-feira (25).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
De maneira simultânea a operação Terra Livre, foi deflagrada a segunda fase da Operação Iepê, que cumpriu mandados de prisão e busca contra investigados de serem os responsáveis pelas plantações ilegais na região. Durante a ação, 12 pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de serem os responsáveis pelo plantio ilícito de maconha em terras indígenas.
De acordo com a Polícia Federal, os mais de 20 mil pés de maconha destruídos possibilitaria a produção de mais de 2,5 toneladas da droga. Também foram apreendidos tabletes de maconha pronta para comercialização, equipamentos para prensar a droga, além de armas utilizadas pelos investigados.
As operações envolveram mais de 50 policiais da PF, com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão (CBMMA), 37º Batalhão da Polícia Militar, Delegacia da Polícia Civil de Grajaú, Polícia Rodoviária Federal e FUNAI.
Tags: grajaú, maconha, Maranhão, polícia federal, terra indígena