Moradores de Santa Inês e Zé Doca atearam fogo em pneus na BR-316, interditando a via, na manhã desta quarta-feira (24). Eles reclamam que o local está mal conservado e que, apesar das tentativas anteriores de resolver a situação, não obtiveram resposta dos órgãos responsáveis.
“O motivo da paralisação é devido à má conservação da BR-316, do trecho de Santa Inês até Zé Doca. Foi contratada uma empresa que começou o serviço em setembro, terminou em dezembro e quando foi final de janeiro, já não tinha mais estrada. Desde janeiro a gente vem pelejando, reclamando, colocando vídeo em grupo de WhatsApp, em rede social e nada foi resolvido e não dão resposta pra ninguém,” desabafou Cláudio Marcos de Sousa, taxista de Bom Jardim e um dos manifestantes.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp
Cláudio conta que vários grupos estão se mobilizando para realizar o protesto, considerando essa a única maneira de tentar solucionar o problema. “Então, hoje resolvemos, acabou a paciência e hoje resolvemos fazer esse protesto contando com os amigos que precisam da estrada como grupo de taxistas, que carregam alunos, passageiros e doentes”, explicou.
Além das ambulâncias, Cláudio relatou que até mesmo pessoas já morreram pela falta de estrada. “Inclusive ambulâncias, ambulâncias que trafegam para Santa Inês, às vezes, os pacientes não chegam lá por falta de estrada, por esse motivo que a gente tá aqui. É difícil parar um trânsito deste, é, mas é obrigatório nós parar, é o único jeito que nós achamos das autoridades olharem pro nosso lado,” disse.
No vídeo, é possível ver os pneus que os moradores colocaram para interditar a via. Carros e caminhões estão do outro lado, impedidos de passar pelo local.
Até o momento, nenhuma equipe da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) esteve no trecho onde ocorre a manifestação.
Em nota, o DNIT informou que estão providenciando um projeto para a via, com previsão de início dos trabalhos para setembro. Solicitamos nota à PRF, mas até o momento não responderam.
Tags: BR-316, estrada, Maranhão, santa inês, zé Doca