Usuários maranhenses enfrentaram dificuldades e transtornos ao tentar realizar transações financeiras e outras atividades por meio dos aplicativos de bancos na manhã desta sexta-feira (19). Pelo menos quatro instituições financeiras – Banco Pan, Bradesco, Neon e Next – ficaram fora do ar durante a manhã e parte da tarde desta sexta-feira.
Entretanto, o que inicialmente seria somente uma instabilidade das instituições bancárias, foi provocado pelo apagão cibernético que causou uma série de problemas para diversos computadores em todo o mundo, afetando, inclusive voos comerciais.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O jornalista Marcelo Minnard contou que o apagão cibernético impediu que ele recebesse uma transferência bancária realizada através do app do banco. “Um amigo tentou fazer uma transferência acima de R$ 10 mil e o valor ficou bloqueado e somente agora no fim da tarde, consegui receber o dinheiro”, relatou.
Já o produtor de vídeos e televisão, Henrique Gaspar não conseguiu acessar nenhum serviço disponibilizado através do aplicativo do seu banco. “Passei a manhã toda sem poder abrir o aplicativo do Bradesco. Por conta disso, não consegui pagar umas contas que tinha para pagar e até um carro de aplicativo, tive que pedir para minha mãe chamar para mim”, contou.
Causas do apagão
Uma atualização de um produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike afetou os clientes que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. No fim da manhã, a empresa informou, por meio de nota, que o problema já havia sido corrigido.
O presidente-executivo da CrowdStrike, George Kutz, informou na rede social X que as causas realmente foram devido a atualização e não por um incidente de segurança ou ataque cibernético.
Voos atrasados
Além de deixar os aplicativos de bancos fora do ar, o apagão cibernético também impactou voos comerciais. Em São Luís, a companhia aérea Azul teve quatro voos atrasados no Aeroporto Marechal Cunha Machado.
Os voos atrasados estavam previstos para decolar na manhã de hoje com destino para Recife, Rio de Janeiro, Belém e Guarulhos. Depois de um tempo, a situação foi normalizada. Companhias aéreas dos Estados Unidos chegaram a suspender voos.
Tags: apagão cibernético, bancos, Maranhão, transtornos