O Ministério da Saúde determinou a ampliação das gratuidades do programa Farmácia Popular. Com essa iniciativa, adotada na última quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos previstos no programa podem ser retirados sem custos nas farmácias credenciadas. Ao todo, 10 novos remédios passam a ser gratuitos. São medicamentos para o tratamento de doença de Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite.
Ao todo, o Farmácia Popular oferta 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Depois da última atualização, 39 dos 41 produtos são distribuídos gratuitamente. Já os demais remédios e insumos são custeados em até 90% do valor de referência pelo Ministério da Saúde, com o cidadão pagando o restante conforme o preço praticado pela farmácia.
Segundo o Ministério da Saúde, é esperado que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. Além disso, estima-se que esses usuários devem economizar até R$ 400 por ano com a nova medida. A lista completa dos produtos disponibilizados pelo Farmácia Popular está disponível aqui.
Para fazer a retirada gratuita dos medicamentos, o paciente deve se dirigir a uma farmácia credenciada no programa, indicada pelo selo “Aqui tem Farmácia Popular”. Além disso, é necessário que o cidadão apresente documento oficial de identidade com foto e número do CPF, além de receita médica no prazo de validade, emitida por médico do SUS ou particular.
Tags: Farmácia Popular, Governo Federal, ministério da saúde