O mês de junho chegou ao fim neste domingo (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba-meu-boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís.
Desde o início da manhã e ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida que leva o nome do santo que encerra o mês de junho. A programação do São João segue ao longo de julho, em São Luís.
A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, tem várias versões e algumas delas dão conta de que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal.
O festejo reúne, principalmente, grupos de bumba-meu-boi de matraca, sotaque mais tradicional da Grande Ilha. E o público comparece em peso, levando o instrumento a tiracolo ou acompanhado de seus pandeirões, unindo-se aos brincantes que fazem parte dos grupos folclóricos.
Alegria do público
Entre eles está a aposentada Maria Ilka Batista, que há mais de 50 anos participa da festa. “A cada ano, a impressão que tenho é que essa festa cresce mais. Percebo a presença de muitos jovens, o que nos dá a certeza de que essa tradição continuará”, afirmou.
Quem também não perde a celebração é Cléber Pereira. “Sou suspeito para falar, pois sou um grande amante do nosso São João. Esse festejo no João Paulo mostra a força do nosso São João. É a representação maior do povo abraçando a cultura maranhense”, disse.
Eliziane Silva é outra entusiasta da festa. “Isso aqui para mim é uma tradição. Há mais de 10 anos eu venho. É gratificante demais. Amo estar aqui no meio do povo e dos grupos de bumba-meu-boi”, comentou.