Mais de 550 kg de drogas apreendidas em operações coordenadas pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) foram incineradas nesta terça-feira (25), em uma cerâmica localizada no município de Imperatriz, a 632 km de São Luís.
Entre as substâncias destruídas estão maconha, cocaína e crack. A ação faz parte da Operação Nárke II que incinerou entorpecentes apreendidos em inquéritos policiais que tramitaram no Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Imperatriz entre os anos de 2023 e 2024.
A ação ocorreu no âmbito da Operação Nárke II, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, que visa integrar as forças de segurança pública na prevenção e repressão qualificada ao tráfico de drogas em todas as unidades da federação. No estado do Maranhão, a intensificação está sendo coordenada pela Senarc.
Além dos policiais, a incineração também foi acompanhada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária, que participaram do procedimento para atestar o cumprimento das medidas necessárias durante a queima dos entorpecentes.
Em janeiro de 2024, a superintendência especializada destruiu cerca de 1.500 kg de drogas apreendidas em ações realizadas no ano de 2023. Conforme o superintendente da Senarc, Éderson Martins, a operação trouxe prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 20 milhões de reais para o tráfico de drogas.
Tags: drogas, imperatriz, incineração