Bolsa Família e Auxílio Gás são liberados para  municípios em emergência no MA

As parcelas de junho do Bolsa Família e do Auxílio Gás estão disponíveis, nesta segunda-feira (17), para 62.270 mil famílias de 12 municípios maranhenses em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal.

O calendário dos dois programas federais foi unificado para atender os beneficiários dos 12 municípios, devido a situação enfrentadas pela população, em decorrência das fortes chuvas nos últimos meses.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

A quebra do calendário escalonado permite que os beneficiários desses municípios utilizem o recurso recebido no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

As cidades são: Arari; Boa Vista do Gurupi; Carutapera; Conceição do Lago-Açu; Lago da Pedra; Lagoa Grande do Maranhão; Pindaré-Mirim; Santa Inês; São João do Soter; São Roberto; Trizidela do Vale e; Tuntum. Arari; Boa Vista do Gurupi; Carutapera; Conceição do Lago-Açu; Lago da Pedra; Lagoa Grande do Maranhão; Pindaré-Mirim; Santa Inês; São João do Soter; São Roberto; Trizidela do Vale e; Tuntum.

Operação especial
O calendário de pagamento do Programa Bolsa Família segue uma escala conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1 recebe no primeiro dia, final dois no dia seguinte e assim até as famílias com NIS final zero. Sempre contando os dez últimos dias úteis de cada mês.

Para municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) adota medidas especiais e, uma delas, é a unificação do calendário. A ação é válida por dois meses.

Caso a situação de emergência ou estado de calamidade passe de dois meses, o município pode renovar a solicitação de unificação do calendário por outros dois meses, seguindo o mesmo processo.